X

Bate-papo com VET: Dra. Carol Haddad

Conversamos com a Dra. Carolina Haddad, da Acuvet, sobre Medicina Integrativa e como incluir terapias naturais no tratamento de cães e gatos. Confira o que ela nos contou!

 

1. O que seria a Medicina Integrativa na área veterinária?

A Medicina Integrativa une todas as técnicas da medicina convencional à outras terapias que são consideradas alternativas. Na minha opinião, não deveríamos chamar de medicina alternativa. Não é porque a medicina convencional, que é a ocidental, é a primeira que acabamos aprendendo por aqui que devemos classificá-la como a medicina tradicional e a "mãe de todas". A alternativa, na verdade, foi a primeira de todas. Tudo o que sabemos da medicina ocidental foi baseado na oriental. Como exemplo, o uso de medicamentos alopáticos foi baseado na Fitoterapia, através do uso de ervas para a cura de diversas doenças. Então, sábios, pajés, sacerdotes, curandeiros usavam esses conhecimentos para o tratamento de doenças. Assim, a medicina integrativa é a união dos conhecimentos da medicina convencional ocidental à medicina "alternativa. Isso inclui a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Aromaterapia, Fitoterapia, massagem, meditação, imposição de mãos, entre outros.

 

2. Quais são as técnicas e terapias naturais que você mais utiliza no tratamento de seus pacientes? E por quê?

Eu pratico a Medicina Integrativa. Antes de me especializar em Acupuntura, me formei em Medicina Veterinária e sempre uso os conhecimentos da medicina convencional, mas associada aos meus outros conhecimentos, como a MTC. As terapias que mais utilizo no meu consultório são: Acupuntura, Fitoterapia Chinesa, Dietoterapia (alimentação natural baseada na MTC), Ozonioterapia, Homeopatia, Floral de Bach e Medicina Nutracêutica.

 

3. Quando começou a se interessar pelas terapias naturais?

Me interesso pelas terapias desde o início da minha graduação em Medicina Veterinária. Sempre gostei de Homeopatia, então já lia sobre o tema. Porém, foquei na Acupuntura em 2002, quando assisti ao Congresso Internacional de Acupuntura Veterinária, ao assistir a uma palestra com um relato de caso de um cachorro paralítico que voltou a andar com a ajuda da Acupuntura. A partir desse momento, decidi estudar e fazer da Acupuntura a base da maioria dos meus tratamentos.

 

4. O que você procura oferecer aos seus pacientes e tutores que procuram seu consultório pelas terapias naturais?

Eu procuro oferecer qualidade de vida dos pacientes e tratamento da doença. A alopatia acaba muitas vezes tratando a sintomatologia. Por outro lado, a MTC é muito conhecida por buscar o tratamento da causa base da doença.

 

5. Você é a favor do uso de fitoterápicos e suplementos naturais, certo? Qual a sua opinião sobre os benefícios que podem trazer para cães e gatos?

Em grande parte dos tratamentos dos meus pacientes eu prescrevo o uso de fitoterápicos chineses e suplementos naturais. Eu amo trabalhar com este tipo de terapia. Para mim, o grande benefício do uso deste tratamento é a ausência de efeitos colaterais.

 

6. Qual o seu conselho para os veterinários que querem se especializar na área?

Meu conselho é abrir o coração e aceitar que a Medicina Integrativa é cada vez mais parte do cotidiano da medicina veterinária. Não digo que a medicina alternativa ou convencional, uma seja melhor que a outra. O que recomendo é o tratamento integrativo, pois uma depende da outra. Um paciente oncológico, vou precisar dos quimioterápicos como parte do tratamento. Mas a Acupuntura, Ozonioterapia, Fitoterápicos chineses e Alimentação Natural promovem bem-estar, qualidade de vida, melhora do apetite e da disposição, ausência de efeitos colaterais e ainda a potencialização do tratamento feito com os quimioterápicos. Isso é um exemplo de Medicina Integrativa. E outro conselho é nunca deixar de lado os conhecimentos da medicina tradicional, mas agregar os aprendizados da MTC.

 

7. Pode contar um pouco o que você oferece nos seus cursos?

Na Acuvet os cursos têm como foco difundir os conhecimentos da medicina convencional e integrativa para que cada vez mais possamos ajudar outros animais. Tenho felicidade e orgulho de poder ajudar os meus alunos a salvar diversos animais.

Para saber os cursos da Acuvet, clique aqui!

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50
  • 0800 775 1717
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados