X

Por que é tão importante somente oferecer ao pet um produto certificado pelo MAPA?

A crescente prática de administrar suplementos para pets é resultado do aumento do consumo destes produtos pela própria população humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de um terço das pessoas no mundo utilizam algum tipo de suplemento.

Cada vez mais, os tutores adeptos das terapias naturais percebem a importância de oferecer esses cuidados naturais para os pets. Isso porque quem já consome alguma suplementação, geralmente, amplia este cuidado ao cão ou gato também.

No entanto, temos uma infinidade de produtos veterinários no mercado é muito importante que você as entenda porque um suplemento para o cão ou o gato precisa ter o registro oficial no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Fórmulas prontas registradas no MAPA

Todos os nossos suplementos foram formulados, testados e aprovados por veterinários, além de serem registrados no MAPA. Mas porque isso é tão importante?

O Ministério, subsidiado pela Coordenação de Produtos Veterinários (CPV), verifica a qualidade dos produtos veterinários antes que os mesmos sejam comercializados. Os produtos liberados são informados por meio de planilhas atualizadas trimestralmente.

Os produtos de uso veterinários são toda substância química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada cuja administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou misturada com os alimentos, destinada à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais e todos os produtos que, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas, bem como os produtos destinados ao embelezamento dos animais.

 

O que um produto aprovado pelo MAPA garante?

Primeiro, a qualidade e confiabilidade do que está registrado e escrito no rótulo. Antes de ser aprovado pelo Ministério, é preciso passar por algumas aprovações. A primeira fase no processo de regulação de produtos pet junto ao MAPA é o processo de licença de empresa. Todos os estabelecimentos veterinários devem pleitear tal licença junto ao Ministério da Agricultura, independente de atuação. Depois desta regulação de empresa, existe o processo de regulação de produtos pets que precisam ser registrados um a um. A forma de regulação de produto é feita pelo MAPA de acordo com a atividade realizada pela companhia.

Assim, o MAPA tem o poder de cobrar do fabricante a elaboração de produtos veterinários que sejam adequados para o uso pretendido, estejam de acordo com os requisitos de identidade, pureza e segurança.

Além disso, como médico veterinário, você precisa estar atento às boas práticas de uso de produtos veterinários:

1. Utilize apenas produtos de uso veterinário registrados no MAPA;

2. Não realize o uso “extrabula”, já que não é possível extrapolar o período de carência em espécies animais ou condições diferentes daquelas aprovadas pelo MAPA;

3. Leia atentamente todas as informações do rótulo e bula dos produtos a serem prescritos ou utilizados;

4. Não utilize produtos com o prazo de validade vencido;

5. Conserve e armazene o produto de uso veterinário nas condições recomendadas pelo fabricante.

 

Se você quer saber mais sobre as nossas fórmulas, acesse nosso site!

 

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados