X

Bate-papo com VET: Izabel Mattos aborda cuidados preventivos para os pets

Conversamos com a médica veterinária Izabel Mattos sobre a importância de cuidar preventivamente dos nossos cães e gatos. Entenda a seguir!


 

Quais são os cuidados preventivos recomendados para cães e gatos?

Eu indico que seja respeitado o esquema de vacinação quando filhote e manter a vacinação anualmente. Também é importante realizar a vermifugação, bem como a higiênica básica e específica para cada animal. Cada um tem uma necessidade de banho e outros cuidados como corte de unhas, limpeza de olhos, ouvidos e escovação de dentes. A alimentação adequada para a raça, porte e idade. A limpeza correta do ambiente onde o animal vive, com produtos específicos. E também a prevenção de pulgas e carrapatos que deve ser feita mensalmente, além das consultas e exames periódicos.

E os principais cuidados para cada fase da vida do pet?

Com os filhotes é preciso tomar cuidado para que a vermifugação seja feita de forma correta porque são comuns os casos de cachorros e gatos com vermes. E isso é muito fácil de eliminar e tratar. Em segundo lugar, o esquema vacinal precisa ser feito de forma correta para proteger o filhote. A alimentação específica para idade também é importante.

Para os adultos, vejo a vacinação e a alimentação adequada como os principais cuidados. Depois higiene, prevenção de pulgas e carrapatos, etc. Já para os idosos, não devemos descuidar da alimentação adequada e suplementada quando necessário de acordo com a raça e porte do animal. Não deixar de vacinar animais idosos para evitar que fiquem doentes. A imunidade no idoso pode ser mais comprometida, exatamente por isso, não devemos deixar de vaciná-los. 

Quais são os exames de rotina que devem ser feitos?

Eu recomendo, tanto para filhotes como para adultos, uma consulta a cada 6 meses para animais saudáveis e check-ups anuais. Se já tiver uma doença preexistente, o veterinário irá avaliar a necessidade de exames mais de uma vez ao ano. Já para os animais idosos as consultas e check-ups devem ser feitos a cada seis meses porque os parâmetros mudam muito rápido. Então, eles precisam fazer exames com uma frequência maior.

 

Izabel Mattos é médica veterinária pela Umesp 2001, possui especialização em Clínica de Pequenos Animais, Acupuntura e Neurologia. Atualmente faz atendimentos domiciliares.

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados