X

Suplementos naturais para cães e gatos: para que servem?

O tratamento de afecções por meio de terapias naturais é cada vez mais bem aceito por diversas especialidades veterinárias como complemento para as terapêuticas convencionais. Como maior vantagem dessas terapias está o fato de se tratar as causas das doenças e não apenas os sinais clínicos tendo, ainda, a minimização ou inexistência de efeitos colaterais para os pacientes.

Os suplementos naturais integram essa categoria das terapias naturais. Sua elaboração é feita a partir de alimentos funcionais e nutracêuticos já reconhecidos pela eficácia no tratamento de enfermidades em cães e gatos.

A seguir explicamos melhor sobre o tema, com base em dois artigos científicos:

"Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: definições, legislação e benefícios para a saúde". MORAES, Fernanda P.,COLLA, Luciane M. Revista Eletrônica de Farmácia. Volume 3, págs 109-122, 2006. 

"Nutracêuticos imunomoduladores com potencial uso clínico para cães e gatos". ZAINE, Leandro; MONTI, Mariana; VASCONCELLOS, Ricardo Souza; CARCIOFI, Aulus Cavalieri. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 4, suplemento, p. 2513-2530, 2014. LINK

 

O que são alimentos funcionais para pets?

 

Segundo os artigos consultados, um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que ele pode afetar beneficamente uma ou mais funções do corpo, além de possuir efeitos nutricionais, de maneira que seja relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

Os alimentos funcionais provêm a oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para consistentemente corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução dos riscos de doenças e manutenção da saúde.

Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora da saúde e bem-estar, além de reduzir o aparecimento de doenças. Hoje já se sabe que muitos alimentos possuem essas propriedades como por exemplo a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros.

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e diferenciação celular; no comportamento das funções fisiológicas e como antioxidantes.

 

O que são os nutracêuticos para pets?

 

De acordo com os pesquisadores dos artigos consultados, o nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

Kruger & Mann (2003) definem os ingredientes funcionais como um grupo de compostos que apresentam benefícios à saúde, tais como as alicinas presentes no alho, os carotenóides e flavonóides encontrados em frutas e vegetais, os glucosinolatos encontrados nos vegetais crucíferos, os ácidos graxos poliinsaturados presentes em óleos vegetais e óleo de peixe. Estes ingredientes podem ser consumidos juntamente com os alimentos dos quais são provenientes, sendo estes alimentos considerados alimentos funcionais, ou individualmente, como nutracêuticos.

 

Como funcionam os suplementos naturais para cães e gatos?

Os suplementos naturais e funcionais para cachorros e gatos são fórmulas elaboradas a partir de substâncias terapêuticas retiradas de ingredientes 100% naturais como alimentos funcionais que muitas pessoas consomem no dia a dia.

A partir desses alimentos são extraídas as partes mais "interessantes" (conhecidas como compostos bioativos) que, combinadas e potencializadas entre si, estimulam as defesas do organismo, melhoram problemas de digestão nos cães e gatos, de pele e pelagem, estimulam a perda de peso, oferecem vigor e disposição aos pets idosos ou doentes e até aliviam o estresse e a ansiedade canina.

Alguns exemplos: acerola (estimula as defesas naturais), alcachofra (ação digestiva e antioxidante), beterraba (revigorante), calêndula (anti-inflamatória e cicatrizante), cenoura (antioxidante), chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos), garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade), ginkgo biloba (melhora da função cognitiva), guaraná (estimulante e antioxidante), laranja amarga (acelera o metabolismo), levedura de cerveja (ação digestiva, antioxidante), passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade), romã (antioxidante e cardioprotetor).

A seguir você confere uma lista de enfermidades e problemas comuns em pets que, podem ser tratadas e prevenidas com o uso dos suplementos naturais:

Obesidade e sobrepeso;

Diabetes e outras doenças endócrinas;

Neoplasias;

Ansiedade de separação canina;

Agressividade;

Alteração de humor;

Latidos e choros incessantes;

Lambedura psicogênica;

Síndrome da disfunção cognitiva;

Dificuldades digestivas;

Queda de pelos;

Dermatites;

Baixa imunidade;

Dificuldade de locomoção e movimentação;

Falta de disposição.

 

Vantagens de oferecer os suplementos

 

Os suplementos da Botica Pets são mais palatáveis e fáceis de oferecer ao pet. Além disso, são aprovados por veterinários, e foram registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Podem ser oferecidos em comprimidos, em pó ou em palitos (petiscos funcionais) e são fáceis de agradar a cães e gatos, por serem altamente palatáveis.

Um ponto importante é entender a diferença entre os suplementos funcionais da Botica Pets e os suplementos vitamínicos e minerais. Enquanto o primeiro serve para prevenir ou tratar uma enfermidade e queixas específicas, o segundo é  indicado para complementar a alimentação, como no caso de cães e gatos que consomem alimentação natural caseira. Nestes casos, os polivitamínicos repõem vitaminas, aminoácidos e minerais que são necessários para a nutrição dos peludos.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o uso de suplementos naturais para cães e gatos? Se quiser saber mais sobre as nossas fórmulas, fale com as nossas vets:

Veterinária Vitória: (11) 94129-3860 - E-mail: [email protected] ou acesse diretamente pelo link!

Veterinária Ana Cristina: (11) 97462-7689 - E-mail: [email protected].

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados