As hemoparasitoses são muito comuns na clínica de pequenos animais e provocam quadros graves, inclusive com risco para a vida de animais. Podem ser causadas por protozoários ou bactérias, transmitidas aos animais através de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, provocando o desenvolvimento de anemia, leucopenia e/ou trombocitopenia. (RAMOS 2011).
Entre as hemoparasitoses se destacam a babesiose e a erliquiose. Ambas são transmitidas por carrapatos – sendo a primeira causada por um protozoário e a segunda por uma bactéria. São popularmente chamadas de “doença do carrapato” e possuem sintomatologia semelhante, porém, na maioria das vezes, inespecífica. Estas doenças podem se apresentar de forma clínica aguda, hiperaguda, crônica ou subclínica.
São doenças com alta morbimortalidade, principalmente quando descobertas tardiamente, e relacionadas à hemólise intra e extravascular, deixando os animais muito debilitados, podendo levar à morte.
Nesses casos, a Fórmula Vigor tem um efeito coadjuvante no tratamento desses pacientes, auxiliando significativamente na melhora clínica dos animais.
A erliquiose canina é uma doença infecciosa e sua transmissão entre animais se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado para um cão sadio, por intermédio do carrapato.
As manifestações clínicas variam de doença aguda, subclínica e crônica. Na fase aguda, ocorrem trombocitopenia, pela diminuição da meia-vida das plaquetas; anemia do tipo normocítica normocrômica regenerativa, devido à perda de sangue; depressão; anorexia; febre; perda de peso; corrimentos ocular e nasal; dispneia; linfadenopatia e edema dos membros ou do escroto.
Na fase subclínica ocorre trombocitopenia, leucopenia seguida de leucocitose, monocitose, neutropenia e os sintomas geralmente são não aparentes. A principal característica da fase crônica é a hipoplasia de medula óssea resultando em anemia aplástica, perda de peso, pirexia, sangramento espontâneo, palidez devido à anemia, linfadenopatia generalizada, hepatoesplenomegalia, uveíte anterior e/ou posterior, sinais neurológicos causados por meningoencefalomielite e edema de membro intermitente.
Efeitos esperados da fórmula
A fórmula Vigor age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite, acelerando a recuperação e contribuindo para a melhora mais rápida do estado geral dos animais. Disponível em comprimido, palito e pó.
Revigorante
Devolve a força e a disposição
Acelera a recuperação de pets convalescentes
Recupera a musculatura
Aumenta a imunidade
Estimula o apetite
Previne doenças (ação antioxidante)
A beterraba tem ação neutralizadora de ácidos, auxilia na formação de glóbulos vermelhos, por ser rica em ferro e cobre, e também na produção de plaquetas. Além disso, promove o fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, fortalece os tendões e tem ação anti-inflamatória (BALBACH e BOADIM, 1992). Também ajuda no fortalecimento do coração, aumenta a circulação sanguínea e “purifica” o sangue. (PITCHFORD, 2002).
A substância cinaropicrina, encontrada nas folhas da alcachofra, são ricas em lactonas sesquiterpênicas, que possuem ação contra a produção do fator de necrose tumoral, envolvido em processos inflamatórios e, portanto, tem ação anti-inflamatória, além da antitumoral (NOLDIM ET AL., 2006). O lupeol também presente na alcachofra possui atividade antioxidante e promove a liberação de mediadores da resposta imunológica (NOLDIM ET AL.,2006). Atualmente, vários trabalhos demonstram que a alcachofra tem sido usada principalmente com as ações anti-oxidantes, hipocolesterolêmicos e no tratamento de doenças do fígado. Esses efeitos biológicos podem ser derivados de componentes químicos presentes na alcachofra, tais como cinarina, ácido cafeico e luteolina.
Estudos demonstram que a chlorella restabelece a geração de granulócitos-macrófagos nos órgãos hematopoiéticos e faz a ativação das funções efetoras dos fagócitos, promovendo uma atividade antibacteriana. Portanto, protege os animais expostos a estresses agudos, fortalecendo o sistema imune (TANAKA ET AL, 1997). A utilização dessa alga marinha, de forma preventiva, demonstra um aumento significativo dos níveis de INF-y como da expressão gênica de citocinas ativas no sistema hematopoiético (IL-12, IL-1α), assim como do fator estimulador do crescimento de granulócitos e de macrófagos e do fator de necrose tumoral-α (QUEIROZ ET AL., 2003). Segundo MATSUURA et al. (1991), a administração de clorofila de Chlorella vulgaris em pacientes anêmicos, pode estimular a síntese de hemoglobina, presumivelmente pela clorofila prover uma maior concentração de precursores nas reações de formação de hemoglobina.
A acerola é um ingrediente bastante recomendado para a pele por atuar como hidratante, amaciante, antioxidante e remineralizante. A fruta possui componentes importantes para a manutenção cutânea, a exemplo da vitamina A, vitamina C, vitamina B2, flavonoides, ácido ascórbico e tiamina (ALONSO, 1998).
A ingestão regular de alho favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, combate bactérias e vírus e previne o câncer (QUINTAES, 2006). Também estimula o sistema imunológico, aumentando a ativação das células T e função antitumoral dos macrófagos. Possuem dois princípios químicos com atividade bacteriostática (alicina e garlicina), propriedade imunoestimulante pelos altos teores de zinco e selênio, ambos antioxidantes (CARRIJO ET AL., 2006).
A parede celular da levedura de cerveja apresenta ação imunológica. Cães que receberam dietas contendo o ingrediente tiveram um aumento no número de linfócitos citotóxicos e também uma maior resposta de hipersensibilidade tardia – avaliação da resposta imune celular (ZAINE, 2014).
Em um estudo* realizado no hospital veterinário da Unimes (São Paulo), foram avaliados dez cães, tendo sido confirmado o diagnóstico de erliquiose através da técnica de PCR Real Time. Esses cães foram divididos em dois grupos: cinco animais submetidos ao tratamento com o protocolo padrão adotado no hospital (grupo controle) e cinco animais recebendo o mesmo tratamento acompanhado da administração da fórmula Vigor da Botica Pets, como tratamento coadjuvante (grupo tratado). No início do estudo foi realizado um hemograma completo, pesagem e exame clínico dos animais. Nos dias 14 e 28 o mesmo processo foi realizado.
Notou-se que no dia 14 nenhum dos animais do grupo tratado apresentava qualquer alteração nos parâmetros avaliados, ao passo que 2 entre os 5 integrantes do grupo controle (40%) ainda apresentavam alterações. Essa situação se manteve no dia 28, com 2 animais ainda apresentando alterações clínicas no grupo controle. Todos os animais do grupo tratado estavam sem alterações clínicas no dia 28. Na análise das médias das contagens plaquetárias, fica claro que ocorreu um significativo aumento em ambos os grupos, mas dentro do grupo tratado as contagens finais foram maiores.
A menor ocorrência de sinais clínicos no decorrer do acompanhamento observada nos animais tratados, juntamente com as maiores contagens de plaquetas que estes mesmos animais apresentaram, confirmam que o uso do produto Vigor foi capaz de atuar favoravelmente no tratamento e na recuperação dos cães acometidos de erliquiose.
*AVALIAÇÃO DO EFEITO DO PRODUTO “FÓRMULA VIGOR” COMO ADJUVANTE NOS TRATAMENTOS DE CÃES COM ERLIQUIOSE ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIMES. Ricardo Osorio de Oliveira (Quiron Comunicação), Arthur Alonso Almeida Souza (Docente da UNIMES), Natália Pisciottano Noronha (M.V. Hospital Veterinário UNIMES), Júlia Martins Felipe de Sousa (acadêmica no curso de Medicina Veterinária na UNIMES. 2018.
Quer saber mais sobre a Fórmula Vigor? Converse agora com a nossa equipe de veterinários: https://api.whatsapp.com/send?l=pt&phone=5511941293860.
Escritório Comercial
Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
CNPJ 11.650.988/0001-50