X

Bate-papo com VET: Rafaela Dal Piero fala sobre o uso da aromaterapia para pets

Conversamos com médica veterinária Rafaela Dal Piero sobre o uso da Aromaterapia para ajudar no tratamento de doenças e melhorar o bem-estar dos pets!

 

1. O que é a Aromaterapia?

É uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro a aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, ou seja, sintomas comportamentais e psíquicos. Além disso, trata sintomas físicos de várias doenças, podendo ser utilizada para pessoas e animais.

 

2. Pode nos contar um pouco como pode ser aplicada para os animais?

As suas aplicações podem ser tópicas, inalatórias ou orais. Eu prefiro a aplicação por via do aroma (inalatória), porque o efeito atua diretamente no sistema nervoso central e trabalha esse cheiro no animal. Para isso, pode-se utilizar um difusor, colocar na cama do pet ou na coleira que o animal está usando. Também é possível usar em um óleo de massagem próprio para passar no corpo do animal para aproveitar os benefícios da aromaterapia nos pets.

 

3. Quais são os benefícios?

Os benefícios da Aromaterapia são inúmeros, dentre eles, físicos – artrite, artrose, inchaços, dores e até em doenças causadas por vírus e bactérias – e comportamentais – ansiedade, estresse e etc. Também pode servir como repelente para insetos, pulgas e carrapatos. Assim, com a Aromaterapia é possível promover uma melhora no comportamento, no físico e no bem-estar do animal.

 

4. Qual a sua experiência com a Aromaterapia em pets? Desde quando você realiza este trabalho?

Eu trabalho com a Aromaterapia há 4 anos e tenho ótimas experiências como tratamentos comportamentais nos animais. Por exemplo, tratei casos de animais que sofriam de ansiedade, que tinham dificuldade para dormir e lambedura psicogênica. E também no auxílio no tratamento de algumas doenças. Também uso a Aromaterapia no meu consultório, antes das consultas dos meus pacientes e no pós-cirúrgico para estimular o animal ter uma recuperação mais rápida. Então, os aromas têm um efeito muito rápido: em apenas um segundo já estão agindo e trazendo diversos benefícios para os pets.

 

5. Como funciona a sessão?

Nas sessões posso realizar massagens com o óleo para o animal relaxar e aproveitar os seus benefícios, mas também é importante que diariamente este pet utilize a fórmula indicada a partir de difusores. Também coloco o aroma no ambiente, seja no consultório, no pós-cirúrgico ou na internação, para trazer o bem-estar ao animal.

 

6. O que você pensa da associação com outras terapias naturais, como o uso de suplementos e nutracêuticos?

Eu utilizo muitas terapias naturais associadas à Aromaterapia como Reiki, uso de Florais, Cromoterapia. Tudo isso auxilia demais aos animais, além da alopatia. Acredito que os nutracêuticos também são essenciais porque são substâncias naturais e que podem tratar diversos problemas dos pets.

 

Rafaela Dal Piero é médica veterinária formada pela Universidade de Vila Velha (UVV), pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. É especializada em Nutrição e terapias holísticas (Reiki, Cromoterapia, Aromaterapia, Florais de Bach, Cristaloterapia e Fitoterapia).

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados