X

Bate-papo com VET: Juliana Moraes fala sobre Medicina Integrativa

Conversamos com a médica veterinária Juliana Moraes sobre Medicina Integrativa. Leia a entrevista a seguir!

1. Porque se fala tanto em Medicina Integrativa hoje em dia?

A Medicina Integrativa tem sido tão buscada porque as pessoas querem, cada vez mais, possibilidades para uma vida maior e melhor para os pets. Nos últimos 10 anos, os pets viraram membros da família. O que eu percebo na rotina é que os tutores vêm em busca de possibilidades para os seus pets. Acreditamos que na Medicina Integrativa cada profissional pode trazer o seu melhor em prol do resultado para cada indivíduo, ou seja, "cada um no seu quadrado" fazendo o que sabe de melhor e permitindo contar com a ajuda do colega para que ele também possa agregar os seus conhecimentos para o bem do paciente. Por outro lado, também ouvimos falar da Medicina Integrativa quando tratamos das terapias complementares ou alternativas e naturais. Eu prefiro dizer que é um mundo de maiores possibilidades. Na medicina tradicional, se ouve muito que em alguns casos não há mais o que oferecer de tratamento. Na Integrativa, sempre há o que fazer.

 

2. Pode explicar melhor porque isso acontece?

Eu acredito que se fale tanto em Medicina Integrativa devido à busca por possibilidades. Hoje não é mais aceito que não há o que fazer diante de tal situação. Também associamos isso à mudança de comportamento dos humanos em relação aos pets, do que significam dentro da família. Muitas vezes, ocupam o lugar de filhos. Nesse sentido, vemos muitas vezes os tutores buscando por possibilidades na Medicina Integrativa, que vai trazer mais opções diante de um quadro.

 

3. O que é, então, a Medicina Integrativa?

O que é o terapeuta integrativo e o que se espera dele, que não vemos nos tradicionalistas? Se espera que ele olhe para o todo, uma visão holística. Então, esse médico não vai tratar somente um órgão, mas levar em conta o "todo" do indivíduo. Quando falamos em saúde, fatores como o físico, o emocional, o ambiental e o genético precisam ser levados em consideração sempre. Se deixarmos de olhar para um desses pontos, deixamos de ser integrativos. Então esperamos que os profissionais se integrem, de forma que cada um possa trazer o seu melhor para o tratamento do animal, mas que cada, dentro da sua especialidade, também tenha esse olhar integrativo.



4. Quais os benefícios para os pets?

Quando o tutor nos procura em caráter preventivo, temos um animal muito mais saudável por muito mais tempo e é possível prevenir diversas doenças - inclusive as de predisposição racial. Por exemplo, os teckel e dachshunds, têm problemas de coluna. Os poodles, são conhecidos por cardiopatias. Enfim, não é uma regra, mas são predisposições genéticas que podemos prevenir com a Medicina Integrativa. Isso porque estaremos levando em conta o todo. Um exemplo, os cães de coluna alongada, sabendo da predisposição deles a ter problema de coluna, coloca ele num desafio constante: piso liso, subir e descer escadas, camas e sofás. Provavelmente, por não levar em conta o físico, o ambiental e o genético desse animal, ele terá problemas. Por isso, é importante prevenir. Por outro lado, quando tratamos um problema já instalado, abordamos com Medicina Integrativa, é possível diminuir sintomas, a dose de medicamentos, proporcionando uma vida mais longa e melhor.

 

5. Como você avalia o uso de suplementos naturais associados às terapias naturais?

Os suplementos naturais aliados às terapias naturais, estamos falando de uma tremenda “carta na manga" para ajudar no resultado final do paciente. Hoje existem diversos suplementos naturais interessantes que vão trazer diversos benefícios para o organismo do animal. Além disso, os suplementos também têm caráter preventivo contra doenças. Também podemos contar com os suplementos para amenizar sintomas de doenças instaladas, otimizar as terapias como acupuntura, ozonioterapia, fisioterapia. Os animais que passam por essas terapias e ainda recebem os suplementos naturais, com certeza, têm resultados melhores.

 

Juliana Moraes é médica veterinária graduada pela Universidade Metodista de São Paulo em 2008. Possui pós-graduação em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Qualittas, curso de extensão de Fitoterapia Tradicional Chinesa nas Patologias Veterinárias, Tópicos Avançados de Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Quântica pela ReabiVet. É sócia-fundadora da PetConsciente e coordenadora da Equipe QuallyVets de Medicina Veterinária Integrativa.

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados