X

Bate-papo com VET: Juan Flores fala sobre terapia neural para pets

Conversamos com o médico veterinário Juan Flores sobre Terapia Neural para pets. Saiba como funcionam as sessões!

 

1. O que é Terapia Neural?

A Terapia Neural é um tratamento médico que busca restabelecer a saúde do paciente ao neutralizar as irritações de fibras nervosas do Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

 

2. Pode nos contar um pouco como pode ser aplicada para os animais?

Quando temos doenças crônicas, quadros de infecções recorrentes, alterações comportamentais, doenças degenerativas, pacientes que estão refratários aos tratamentos convencionais ou dores crônicas são alguns exemplos onde normalmente temos irritações do SNA. Nesse sentido, a Terapia Neural pode ser indicada como tratamento complementar ou em alguns casos como o tratamento principal.

 

4. Quais são os benefícios?

Para entender os benefícios da Terapia Neural temos que falar da função do Sistema Nervoso Autônomo que é regular as funções dos órgãos e tecidos mantendo o equilíbrio do organismo e a sua adaptação aos estímulos. Quando temos irritações em fibras nervosas isto pode alterar a sua função e provocar alguns sintomas.

Ao tratar com Terapia Neural buscamos neutralizar essas irritações, restabelecer o funcionamento do SNA e que o animal recupere a sua capacidade de restabelecer uma lesão, um sintoma ou uma doença. É o que chamamos de auto-organização.

Além da função reguladora, o SNA também faz a conexão dos pensamentos e das emoções com o corpo físico. É através do SNA que as emoções se expressam no organismo e por isso alguns sintomas físicos são reflexo de alterações emocionais.

 

4. Qual a sua experiência com a terapia neural em pets?

Há cinco anos comecei a tratar os pacientes com terapia neural e, à medida que ia vendo as respostas e aprofundando os estudos, fui me apaixonando cada vez mais. Hoje me dedico exclusivamente a atender os pets com Terapia Neural e a dar cursos de formação.

 

5. Desde quando você realiza este trabalho? É uma novidade no Brasil?

Em 2015 fiz a minha primeira formação em Terapia Neural em Córdoba (Argentina) e desde então não parei mais. Fiz vários cursos com grandes professores que me ensinaram tanto a técnica quanto os conceitos e a parte filosófica, o que me fez entender a importância do Sistema Nervoso Autônomo e a sua participação no processo de adoecer e também no processo de buscar a cura.

No Brasil somos poucos veterinários terapeutas neurais, mas fico feliz em ver que está crescendo o número de colegas que estão se formando em Terapia Neural e oferecendo este tratamento aos seus pacientes.

 

6. Como funciona a sessão?

A sessão consiste em algumas etapas. A primeira etapa é a história de vida onde perguntamos sobre a história clínica do paciente, sobre questões comportamentais, emocionais, sobre os vínculos com o tutor e sobre a relação com outros animais. Desta forma, procuramos identificar possíveis irritações do SNA que possam ter ocorrido durante a vida do animal.

A segunda etapa é realizar o exame físico para identificar e confirmar as possíveis alterações que surgiram na história de vida e assim escolher os pontos de aplicação. A terceira etapa é fazer as aplicações da medicação neural terapêutica. A quarta etapa é aguardar a resposta do paciente e acompanhar a evolução para que possamos decidir quando fazer a próxima sessão.

 

Juan Flores é médico veterinário pela UNESP, formado em Terapia Neural e Odontologia Neurofocal, Terapia Neural Veterinária. Além disso, é palestrante sobre Terapia Neural Veterinária em semanas acadêmicas e Encontros de Terapeutas Neurais. Facilitador de cursos de Formação em Terapia Neural – Odontologia Neurofocal e Cursos de Terapia Neural Veterinária desde 2018.

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50
  • 0800 775 1717
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados