X

BATE-PAPO COM VET: Dra. Patrícia Tahan explica os benefícios da homeopatia

1. Pode nos contar um pouco como a Homeopatia pode ser aplicada para os animais?

Sempre gostei da homeopatia e comecei a estudar ainda durante a faculdade e aprendi sobre os medicamentos homeopáticos, a ver que funciona e que corrige problemas muitas vezes mais rapidamente que os alopáticos. Quando me formei, fiz uma pós-graduação, outros cursos, palestras e aperfeiçoamento na área.  Desde formada até hoje, mais de 20 anos, utilizo a homeopatia. Então, praticamente a minha vida inteira convivi com medicamentos homeopáticos e sei como funciona e como beneficia o organismo.

 

2. Quais são os benefícios?

Os benefícios da homeopatia são inúmeros. Trata-se de um medicamento de fácil administração, pois é pequeno em relação a outros. São glóbulos de sacarose ou solução glicerinada líquida e de fácil administração. Alguns glóbulos ou algumas gotas já são o suficiente para produzir o efeito desejado. O volume é muito pequeno, o que facilita muito a administração e a aceitação pelo animal. Outro benefício é que não causa efeitos adversos ou malefícios ao organismo. Quando administrado corretamente, ele só terá ação no local desejado. O importante é escolher o medicamento adequado para cada situação e, com isso, não há efeitos colaterais como um antibiótico, por exemplo. Assim, há uma facilidade com o medicamento homeopático se comparado aos alopáticos.

 

4. Como funciona? Todos os cães e gatos podem se beneficiar?

A consulta homeopática é um pouco mais "integral", isto é, ela vai um pouco além de uma consulta alopática. Geralmente, o que fazemos é tratar o organismo como um todo, não vendo apenas um órgão afetado ou uma doença específica, mas todo o organismo. Isso porque todos os órgãos estão todos interligados, além do comportamento e personalidade do animal. Tudo é levado em consideração quando o objetivo é oferecer um medicamento mais abrangente. Assim, podemos dizer que é uma consulta médica normal, só que mais completa. Por isso, observamos tudo, inclusive o relacionamento do pet com os familiares, todos os órgãos específicos afetados e como interferem na doença. Costumo dizer que avaliamos o paciente e depois sentamos para conversar sobre a vida dele.

Todos os animais podem se beneficiar,  cães e gatos. Não existe restrição. O interessante é que não existe a limitação de que para determinada doença a homeopatia não irá funcionar ou, ainda, a impossibilidade de usar em um paciente com doença renal, por exemplo. Na homeopatia não tem isso. Ao escolher o medicamento homeopático correto, não terá efeito colateral e assim, não há restrição. Por isso pode ser aplicado em idosos, jovens, pacientes com comorbidades ou não.

 

 

4. Sabemos que você é uma das profissionais que recomenda o uso de outras terapias naturais, como o uso de suplementos e nutracêuticos. Pode nos contar quais os benefícios você já identificou nessa associação de terapias?

A associação das terapias é o objetivo da terapia integrativa, como o uso de medicamentos homeopáticos com suplementos para justamente conseguir uma melhora do quadro geral, da disposição e da resposta do paciente ao tratamento. Os nutracêuticos em suplementos, como os da Botica Pets, dão para o organismo um subsídio para este responder melhor ao medicamento homeopático. Assim é possível promover o bem estar, a melhora clínica, a disposição do animal. Ele se sentindo melhor, vai comer melhor, o proprietário fica feliz e adere ao tratamento, e é possível ter uma resposta positiva ao tratamento.

 

5. Pode nos relatar um caso clínico?

Uma paciente (canino, fêmea) tinha muita alergia de pele, com coceira, vermelhidão, se machucava e tinha infecções secundárias por bactérias e fungos. Tratava-se de um processo alérgico, mas identifiquei na consulta homeopática, que a causa era emocional. Neste caso, realizei um tratamento só para o emocional para corrigir o problema e impedir que refletisse na pele. No caso dela, foi feito um tratamento comportamental com homeopatia, e foi um sucesso. Isso porque ela vivia sozinha na casa e foi introduzido um outro animal. Apesar dela não demonstrar com brigas, com o passar do tempo, ela começou a desenvolver problemas de pele. Corrigi o comportamento e tudo melhorou. 

 

Patrícia Tahan é médica veterinária graduada no ano de 2000 pela UNIFAA - Centro Universitário de Valença, no Rio de Janeiro. Pós- Graduada em Homeopatia Veterinária pela FACIS/IBEHE, em São Paulo. Atua na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Utiliza terapias complementares e integrativas para melhor atingir o bem estar dos pacientes e seus tutores.

compartilhe esta notícia
Outras noticias
  • Escritório Comercial
    Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
    Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
    CNPJ 11.650.988/0001-50

  • 11 94129-3860
BOTICA PETS. Todos os direitos reservados