Conversamos com a médica veterinária Paula Tussini sobre Nutrição Funcional para pets. Veja o que ela nos contou!
A nutrição funcional é diferente da tradicional porque não é somente a prescrição de um cardápio, uma dieta para o indivíduo, mas sim indicar alimentos que auxiliem na melhora ou prevenção de determinadas patologias. Isso porque a nutrição funcional considera o indivíduo, com uma prescrição totalmente individualizada.
Pode ser aplicada na rotina de cães e gatos desde filhotes. No caso dos gatos, esse período da infância seria o ideal para se introduzir a alimentação funcional porque trata-se de uma espécie mais exigente. Seria bem mais simples e fácil começar desde cedo com uma alimentação natural, por exemplo. Mas os cães também podem se beneficiar desde cedo com a nutrição funcional.
Na consulta eu procuro entender o histórico e faço a anamnese para saber porque o tutor buscou essa terapia através dos alimentos e que também inclui suplementos e nutracêuticos. É importante saber o que ocorreu na vida desse paciente, desde a infância até o momento, para que sejam utilizadas as melhores estratégias para a sua dieta, com base na correta proporção entre os alimentos e também nos nutracêuticos. Com base nisso, é possível potencializar ou auxiliar algum tratamento que este paciente já esteja fazendo de forma mais efetiva.
Os nutrientes são escolhidos baseado nas deficiências que o paciente está apresentando naquele momento ou possíveis deficiências - porque na nutrição funcional, estar próximo de um parâmetro mínimo ou máximo, já pode ser um alerta para o nutricionista funcional. Então, trabalhamos os parâmetros bioquímicos em seus valores intermediários, a fim de evitar deficiência ou excesso. A partir disso, equilibramos o organismo, indicando os nutrientes certos.
A minha forma de abordagem ao paciente é mais voltada para a medicina oriental, da Medicina Tradicional Chinesa, e associo a medicina integrativa. Utilizo nutracêuticos e suplementos, mas principalmente levo em consideração o padrão de um indivíduo, para melhor estratégia de tratamento seja elaborada, oferecendo o melhor alimento para cada paciente.
Os maiores benefícios da nutrição funcional para os animais são o restabelecimento da bioquímica do organismo e da fisiologia do indivíduo. Quando isso não for possível, com pacientes que tenham doenças crônicas, por exemplo, que seja possível trazer sobrevida e qualidade de vida.
Paula Tussini Onida é formada em Medicina Veterinária e Zootecnia. Mestre em Clínica de Pequenos Animais. Especializada em Acupuntura Veterinária, Fitoterapia Chinesa. Possui aprimoramento em Nutrição Funcional.
Escritório Comercial
Alameda Santos, 1470 - sala 301/302
Cerqueira Cesar São Paulo/SP - cep 01418-100
CNPJ 11.650.988/0001-50